Nossa história
Resgate histórico
Com uma área de abrangência de cerca de 1 milhão de habitantes, o Hospital recebe pacientes para os mais diversos tipos de atendimentos. Com cerca de 200 leitos de internação e atendimento de referência em UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal, o Vida & Saúde é referência em neurocirurgia, traumatologia, quimioterapia, radioterapia, hematologia, hemodiálise e Ambulatório de Gestação de Alto Risco (AGAR). Além disso, com a pandemia, o Vida & Saúde passou a prestar uma importante assistência também aos pacientes COVID, recebendo pacientes de cerca de 100 municípios do Estado.
“A melhoria contínua é um dos valores da Instituição. Com o aumento da infraestrutura e a ampliação de serviços, o Hospital tem trabalhado ainda mais neste sentido, e foi justamente por isso, que recebemos a Acreditação Hospitalar Nível 3 da ONA”, destaca o presidente do Hospital, Rubens Zamberlan.
Além de estar entre os quinze hospitais do Estado com o nível máximo de certificação, o Vida & Saúde é referência de gestão com o Prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi. Resultado de uma padronização dos serviços e da qualificação de cada setor, que vem sendo desenvolvida desde 2010, um convênio também foi firmado com o Hospital Israelita Albert Einstein, que possibilitou importantes avanços na segurança do paciente.
Com uma obra cada vez mais completa, a Nova Unidade do Hospital já conta com cinco pavimentos concluídos e em funcionamento: o Laboratório de Análises Clínicas (no 1º andar), o Centro de Diagnóstico por Imagem (no 2º andar), o Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação e Central de Material Esterilizados (3º e 4º andar) e o Núcleo de Educação Corporativa (no 9º andar). Prestes a ser inaugurada, a nova UTI Adulto do Hospital está no quinto pavimento, e contará com 20 novos leitos de UTI.
Além da Nova Unidade, o hospital conta com a Unidade Dom Bosco, que abriga 10 leitos de UTI, a Unidade de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes e de Adultos, a Traumatologia e o Ambulatório de Egressos da UTI Neonatal, viabilizando ainda exames de imagem, laboratório e pequenos procedimentos cirúrgicos bucomaxilofacial. O HVS ainda gerencia os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rosa e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Rosa, Giruá, Horizontina e Três de Maio.
Em 2021, além da certificação em nível máximo na ONA, o Hospital inaugurou o serviço de Cintilografia e a Unidade de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes. Com foco na segurança do paciente, qualidade do atendimento e na assistência humanizada aliada à tecnologia, o HVS não para de crescer!
Linha do tempo
1935
No ano de 1935, com dificuldades inimagináveis, foi iniciado o movimento para construção de um hospital maior na cidade, já que na sede do município funcionava um hospital de estrutura precária – chamado também de Hospital de Caridade, em uma pequena casa de madeira na Rua Santa Rosa.
1936
Para gerenciar o Hospital foi solicitada ajuda das Irmãs Franciscanas, preparadas para o atendimento aos indigentes e que trabalhavam de forma voluntária, não exigindo nada em troca.
Assim, desde a sua implantação em 1936, o Hospital contou com os serviços das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco, que apenas retiraram-se no ano de 1976, após quarenta anos de trabalho. Elas foram responsáveis pela estruturação do hospital, cumprindo a assistência hospitalar.
1939
Em 1939, com a colaboração da comunidade, começou a construção do novo edifício do Hospital de Caridade, na Rua Francisco Timm, onde permanece até hoje. E, em julho de 1941, a parte principal já estava construída para que em 1945 o hospital estivesse pronto.
1945
No ano de 1945, os registros dão conta da ocorrência de 2.022 atendimentos feitos pelos médicos Dr. Egon Lang, Dr. Hugo, Dr. Miroslaw, Dr. Lafayette Viana e Dr. Francisco Timm. Os primeiros instrumentos médicos utilizados no Hospital de Caridade vieram de Porto Alegre, entre eles, o primeiro aparelho de Raio-X adquirido durante a Segunda Guerra Mundial.
2006
A partir de 2006, o Conselho de Administração assumiu o Hospital com apoio da Prefeitura e passou a negociar as dívidas financeiras. De forma voluntária, empresários da cidade passaram a trabalhar pelo hospital e firmaram importantes parcerias para proporcionar investimentos na infraestrutura, tecnologia e gestão.
2014
A assinatura de um convênio com o Governo do Estado possibilitou o início de uma importante obra: a Nova Unidade Hospitalar. Localizada ao lado da estrutura existente, o início das obras marcou a realização do sonho de um Complexo Hospitalar.
2018
Os primeiros pavimentos da Nova Unidade entram em funcionamento. No primeiro andar, um amplo e moderno Laboratório de Análises Clínicas, dando início aos serviços de um laboratório próprio para o Hospital, agilizando atendimentos e dando resolutividade aos pacientes de Santa Rosa e Região.
Já no segundo pavimento, o HVS inaugurou o Centro de Diagnóstico por Imagem, ampliando a estrutura existente e contando com alta tecnologia em seus equipamentos.
2020
Com a pandemia de COVID-19, o HVS passa a gerenciar a Unidade Especializada em Problemas Respiratórios e COVID-19, no então Hospital Dom Bosco. Em agosto do mesmo ano, o Vida & Saúde adquire a estrutura do antigo hospital em leilão, iniciando a história da Unidade Dom Bosco do Vida & Saúde.