Em um trabalho de união, os profissionais da saúde não têm medido esforços para oferecer o melhor atendimento para os pacientes em meio às enchentes do Estado. No Hospital Vida & Saúde, as transferências de pacientes têm envolvido uma grande rede. Nesta semana, uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB), junto com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e da UTI Pediátrica realizaram a transferência de um bebê de 06 meses com quadro de cardiopatia.
A operação mobilizou diversos profissionais, que vieram até Santa Rosa, retornando com transporte aéreo até Canoas, finalizando a transferência até o Hospital da Criança da Santa Casa de Porto Alegre. Com os estragos provocados pelas enchentes tanto nas estradas, quanto em hospitais, as transferências geram uma mobilização ainda maior, exigindo maior atenção na logística.
Ainda neste mês, a transferência de um recém-nascido mobilizou profissionais da UTI Neonatal, SAMU e Corpo de Bombeiros. A transferência foi realizada com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Com menos de 20 dias de vida, o bebê foi acolhido no Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba, em função da necessidade de um avaliação e acompanhamento hematológico em um centro de referência.
“Estamos trabalhando em uma grande rede de acolhimento, buscando alternativas para que todos sejam atendidos da forma mais adequada, seja em nossos serviços de referência quanto na logística da transferência quando necessário. Mais do que nunca, o que importa é salvar vidas!”, destaca a diretora-geral do Vida & Saúde, Vanderli de Barros.