Grupo de Educação Alimentar auxilia na reabilitação de pacientes

A cada quinze dias, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual do Hospital Vida & Saúde – Unidade São José reúne pacientes para o “Grupo Vida Saudável”. Conduzido por uma equipe multidisciplinar, o grupo trabalha questões ligadas a alimentação e disciplina, com foco na melhoria da qualidade de vida.

“Muitos destes pacientes, por exemplo, amputaram membro inferior por ocasião da diabetes, assim como comprometeram a visão. Outros estavam com um peso contraindicado para protetização de membro inferior, ou seja, muito pesados para o uso da prótese. Ou acabaram de se recuperar de uma hérnia de disco, e ao aumentar de peso, não conseguiriam, de certa forma, ter a estabilidade de corpo, destreza adequada, interferiria na disposição e funcionalidades”, exemplifica a psicóloga Angelita Machado.

Além da psicóloga, também integram o grupo a médica traumatologista Isabel Miranda, a enfermeira Dayane Antunes e as nutricionistas Milena Cielo e Sabrina Dal Molin. A partir do acompanhamento de exames e orientações pontuais, os pacientes contam com o apoio de uma equipe que oferece de forma dinâmica, um acompanhamento completo da sua saúde nutricional, sendo um importante suporte no processo de reabilitação. Mais do que promover iniciativas voltadas a qualidade de vida em meio a reabilitação, o grupo também envolve familiares dos pacientes, que integram as ações como coparticipantes.

Os grupos contam em média com 10 participantes, sendo uma importante ferramenta no processo de reabilitação.  “Percebe-se que, ao tratar as comorbidades (as quais são trabalhadas nas demais terapias que o serviço oferece), os índices de sucesso no processo reabilitativo aumentam, pois o que poderia ser um obstáculo, acaba sendo resolvido pela conscientização, planos terapêuticos responsáveis e pelos objetivos traçados ao longo do tratamento”, explica a psicóloga.

Notícias relacionadas