Hospital São José apresenta a história de superação de Glenda

Com 14 anos de idade, Glenda dos Santos enfrentou uma verdadeira batalha. Com diagnóstico de Síndrome de Guillain-Barré, a adolescente passou por um processo de reabilitação no Hospital Vida & Saúde, Unidade São José, em Giruá. Recentemente, a alta da paciente emocionou profissionais.

Internada no fim do mês de agosto, a adolescente recebeu o diagnóstico da Síndrome após uma série de exames e avaliações dos profissionais de Santa Rosa e de Giruá. Considerada uma doença rara, a Síndrome de Guillain-Barré é um distúrbio autoimune, que geralmente se manifesta por fraqueza muscular e redução de reflexos.

“A Glenda chegou ao São José sem movimentos de membros inferiores e tinha dificuldade no controle do tronco, além da paralisia facial que dificultava a fala. Mas ela sempre teve muita força de vontade, uma menina super dedicada e sempre disposta”, explica a fisioterapeuta Jucieli Moraes.

Duas semanas antes da alta, um vídeo gravado pela mãe de Glenda e encaminhado aos profissionais da Unidade, demonstrou que a alta estava próxima: Glenda já conseguia se locomover sozinha. Na última semana, balões e muita festa marcaram a despedida de Glenda da Unidade de Cuidados Prolongados do Hospital.

Com acompanhamento constante da equipe multiprofissional, Glenda evolui dia a dia. “Foi um período de muita dor, muito choro, muita ansiedade, mas acima de tudo muita fé, muita perseverança e muita força de vontade. Foi tudo isso que tornou possível essa evolução. Ficamos honrados enquanto equipe, de poder devolver o sorriso no rosto desta menina, que tem um futuro brilhante pela frente”, ressalta a fisioterapeuta.

“A paciente foi estimulada, acompanhada e instigada a lutar por seus objetivos. Certamente, concluir esta etapa de seu tratamento com chave de ouro, não tem preço! Além de ser gratificante, é o que nos move a sempre desempenhar nosso serviço do melhor modo possível”, explica a psicóloga Angelita Machado.

Para a mãe, que acompanha diariamente o processo de evolução da filha, o sentimento é de gratidão:  “Eu agradeço pelos cuidados da minha filha e pela recuperação dela, que está evoluindo muito bem”, comenta a mãe emocionada.

Notícias relacionadas