Noticias

Home » Noticias » Vida & Saúde com Residência Médica

Vida & Saúde com Residência Médica  10/10/2018

O Hospital Vida & Saúde acaba de conquistar, pela primeira vez, o credenciamento de dois Programas de Residência Médica: Oncologia Clínica e Cirurgia Básica. Os programas foram aprovados na Comissão Nacional de Residência Médica. O edital para as inscrições está aberto e será coordenado através do exame AMRIGS.

O Vida & Saúde terá uma vaga para cada área. Dr. André Petter Rodrigues, Dr. Fernando Zanchet, Dr. Pedro Lourega e Dr. Fernando Bergamnn são membros da Comissão de Residência Médica - COREME do hospital e estão coordenando o projeto. Segundo Dr. Fernando Zanchet, “É um grande passo para o hospital que está em pleno crescimento, agora poder também avançar na área da educação, pois todos saem ganhando, tanto a Instituição, quanto os pacientes, médicos e residentes, melhorando a qualidade do atendimento do hospital”.  As inscrições podem ser efetuadas de 12 de setembro a 31 de outubro de 2018 no site da AMRIGS.

 

Informações:   

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão-ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

COREME

 

                A Comissão de Residência Médica do Hospital Vida & Saúde (COREME) coordena, planeja e supervisiona os Programas de Residência Médica (PRM) da instituição. É uma instância auxiliar da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

                A COREME é formada por um Coordenador, um Vice-Coordenador, um Supervisor de cada PRM, um Representante da Instituição e um Médico Residente de cada PRM.

Composição atual da COREME:

- Coordenador: Dr. Fernando Zanchet

- Vice-Coordenador: Dr. André Petter Rodrigues

- Supervisor da Área Cirúrgica Básica: Dr. André Petter Rodrigues

- Supervisor da Cancerologia Clínica: Dr. Pedro Lourega

- Diretor Técnico do Hospital Vida & Saúde: Dr. Fernando Bergmann

 

Contato:

- Telefone: (55) 3512.5050

- E-mail: coreme@hvidaesaude.org.br

 

 

INGRESSO

 

 

Processo Seletivo

 

Para ingressar em um dos Programas de Residência Médica do Hospital Vida & Saúde, os candidatos são submetidos a um Processo Seletivo Público, normalmente coordenado pela AMRIGS,  divido em duas fases.

A primeira fase consiste em uma prova teórico-objetiva (exame AMRIGS), equivalente a 90% da nota final. A segunda fase consiste em análise curricular, equivalente a 10% da nota final, conforme resolução da Comissão Nacional de Residência Médica.
 

Vagas aprovadas pela CNRM

 

O Hospital Vida & Saúde oferece 02 (duas) novas vagas por ano, para médicos residentes, distribuídas em 02 (dois) Programas: 01 (uma) vaga para R1 no Programa de Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica e 01 (uma) vaga para R1 no Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica. Em todos os programas são desenvolvidas atividades práticas, sob a forma de estágio hospitalar supervisionado, cumprindo uma carga horária de 60 horas semanais. As atividades teóricas, seminários e estágios seguem as normas estabelecidas por cada Programa, conforme Resoluções da CNRM.

 

Pré-Requisitos

 

- Acesso Direto para Médicos Graduados: Área Cirúrgica Básica.

- Pré-Requisito em Medicina Interna / Clínica Médica: Cancerologia Clínica.

 

As resoluções e especificações com as exigências da Comissão Nacional de Residência Médica e o conteúdo de cada Programa podem ser acessados no sítio eletrônico da CNRM.

PROCESSO SELETIVO 2019

 

Estão abertas as inscrições para o ingresso nos Programas de Residência Médica do Hospital Vida & Saúde. A primeira fase do Processo Seletivo será realizada através do Exame AMRIGS. A prova teórico-objetiva será realizada no dia 18 de novembro de 2018. A segunda fase do Processo Seletivo será realizada através da análise curricular dos candidatos pela COREME do Hospital Vida & Saúde. Os Programas iniciam no dia 01 de março de 2019.

As inscrições podem ser efetuadas de 12 de setembro a 31 de outubro de 2018. Para realizar as inscrições para o Processo Seletivo, acesso o sítio eletrônico da AMRIGS: www.amrigs.org.br.

EDITAL DE ABERTURA

Confira Também