Noticias

Home » Noticias » Hospital Vida & Saúde completa 85 anos

Hospital Vida & Saúde completa 85 anos  26/06/2020

     Neste sábado (27), o Hospital Vida & Saúde completa 85 anos. A Instituição, que é referência para região macromissioneira, conta com mais de 1.100 funcionários, corpo clínico com mais de 200 médicos e apoio incondicional da comunidade. O voluntariado sempre foi uma marca do hospital, desde sua fundação no dia 27 de junho de 1935, quando em Assembleia geral, santa-rosenses fundaram a Associação Hospitalar Caridade Santa Rosa. O ato foi dirigido pelos senhores Vergílio Lunardi e João Macluf.

     Após a fundação, a Sociedade Hospitalar começou a exercer um papel fundamental na saúde da população santa-rosense e da região, primando sempre pelo atendimento da população menos favorecida. Em 1945, o hospital teve sua sede própria com 35 leitos. A organização do funcionamento foi realizada pelas irmãs franciscanas de forma voluntária. Foram elas que melhor interpretaram e colocaram em prática os princípios da “caridade” até 1976, e também cuidaram do setor de enfermagem.

     Durante a década de 1980 e 1990, foram realizadas diversas campanhas e carnês para promover melhorias no hospital. A comunidade sempre apoiou e ajudou a Instituição. Em 2006, 10 empresários assumiram, também de forma voluntária, o Conselho de Administração. Nesse período, a Instituição enfrentava muitas dificuldades, tinha muitas dívidas e atrasos de salários. A partir deste momento, os empresários conseguiram firmar importantes parcerias para proporcionar investimentos em infraestrutura, tecnologia e gestão.

     Hoje, o Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa presta serviços para a comunidade da região macromissioneira. Com uma área de abrangência de cerca de 900 mil habitantes, o hospital recebe pacientes para os mais diversos tipos de atendimentos. A busca por melhorias na infraestrutura e no atendimento tem sido a marca da instituição nos últimos anos. De acordo com o presidente Rubens Zamberlan, “Pensando em todas as pessoas que necessitam do atendimento, diversas melhorias foram realizadas ao longo dos últimos anos”.

     O hospital cresceu e se desenvolveu, e com um alicerce bem firme de história, pôde se tornar referência de gestão com o Prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi. Resultado de uma padronização dos serviços e da qualificação de cada setor, que vem sendo desenvolvida desde 2010, um convênio também foi firmado com o Hospital Israelita Albert Einsten. Com ele, tem sido possível, ter ainda mais avanços na segurança do paciente. O resultado de todo esse empenho, de cada um que atua na instituição, refletiu na Acreditação nível 2 da ONA.

     Outro importante passo dado foi a construção da Nova Unidade. Um edifício com nove pavimentos foi construído e, aos poucos, está sendo finalizado. Segundo a Diretora Geral, Vanderli de Barros, “Esse grande sonho saiu do papel e há amis de 1 anos estamos com o Laboratório de Análises Clínicas e o setor de Diagnóstico em funcionamento. Com equipamentos de ponta podemos oferecer para a comunidade um serviço diferenciado”. Além da Nova Unidade, o hospital também passou a gerenciar os serviços: UPA, SAMU, Saúde Mental e Unidade Especializada em Doenças Respiratórias e Coronavírus. O momento é de crescimento e de muita união. Os investimentos não param, tanto em tecnologia quanto em qualificação, para que nos próximos anos, os avanços possam continuar.

 

Confira Também