Alimentação especial para as crianças

  O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Vida & Saúde está em constante aperfeiçoamento. O trabalho que vem sendo desenvolvido em todas as unidades é cada vez mais qualificado e conta com Nutricionistas especializadas. No mês da criança, a equipe preparou ações diferenciadas para a Pediatria, com entrega de material informativo, frutas decoradas e doces funcionais.  

            Um trabalho de conscientização e orientação está sendo desenvolvido com as mães. Segundo a Nutricionista responsável pelo setor, Sabrina Dal Molin, “Estamos buscando abordar com as mães que a adoção de práticas alimentares adequadas nos primeiros anos de vida é de extrema importância, pois é neste período em que os hábitos alimentares são estabelecidos e continuarão ao longo da vida”. 

       O cardápio foi dividido por faixa etária crianças de 6 a 8 meses e de 9 a 12 meses. A alimentação é modificada na consistência adequada para cada idade, permitindo a exposição a diferentes texturas. Dessa forma, estimula a mastigação, bem como, o desenvolvimento adequado da musculatura oro facial. As crianças a partir de 1 ano recebem a alimentação em consistência normal. Outras mudanças no cardápio do setor também foram implantadas nesse mês como: queijo e iogurte natural somente a partir de 1 ano. Gelatina, pudim, sobremesas, açúcar, bolachas e bolo a partir de 2 anos, conforme a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e Organização Mundial da Saúde, visto que esses alimentos impactam negativamente na saúde das crianças, especialmente neste período, atrapalhando a formação de hábitos alimentares saudáveis. 

           Durante o mês da criança um material impresso com os 10 passos da alimentação saudável baseado no Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS) será entregue para as pacientes. Contendo dicas como: consumir alimentos de vários grupos alimentares, dar preferência para alimentos integrais, comer todos os dias legumes e verduras, oferecer feijão e arroz todos os dias, evitar alimentos gordurosos, frituras,  refrigerantes e sucos industrializados, diminua quantidade de sal, entre outras orientações. Outras novidades também estão sendo preparadas para a nova unidade, onde a Cafeteria será de responsabilidade do Serviço de Nutrição. Todo o cardápio será voltado para alimentação funcional.

Voltar

Horário de visitas

Confira o horário de funcionamento das portarias:

* Permanece negado a entrada com chimarrão e o acesso de crianças menores de 12 anos.

Galeria de vídeos

Confira os vídeos publicados em nossa galeria de vídeos.

Confira os vídeos