Noticias

Home » Noticias » Ação Social no Dia da Doação de Órgãos

Ação Social no Dia da Doação de Órgãos  27/09/2018

Esta quinta-feira(27), é lembrada pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos. Diversas ações no país estão sendo realizadas para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação. A equipe do Hospital Vida & Saúde que realiza essa AÇÃO Social, todos os anos, está conversando com a comunidade sobre a seriedade com que esse trabalho de captação é desenvolvido em Santa Rosa, e também, sobre a necessidade de doações, já que as listas de espera no país são muito representativas.

            No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, cerca de 8 mil transplantes são realizados por ano, mas cerca de 45 mil brasileiros estão na fila de espera. Para ser um doador basta expressar para a família o desejo, pois não existe a necessidade de carteira ou qualquer registro. Em Santa Rosa, cerca de 100 pacientes realizam hemodiálise no Vida & Saúde, destes, mais 20 estão na lista de espera por um transplante. Neste ano, 5 pacientes realizaram transplante e não precisaram mais fazer hemodiálise. No país, mais de 25 mil pessoas estão na fila aguardando por um rim.

            Este trabalho de conscientização, e também ações voltadas para a prevenção, estão sendo realizadas na Praça da Bandeira neste dia 27, “Queremos retribuir o apoio da comunidade com um trabalho voluntário diferenciado”, destaca Lisandra Steffen, Coordenadora da Equipe de Humanização. Também estão sendo oferecidos atendimentos de psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros e assistente social. 

            Está sendo realizada ginástica laboral e orientações posturais com a equipe de fisioterapeutas. Uma equipe de enfermagem está fazendo a verificação da pressão e da glicose. Um trabalho de conscientização sobre a pressão arterial e os cuidados com a diabete também está sendo desenvolvido. A equipe de Nutrição do hospital também está oferecendo orientações sobre alimentação, com uma abordagem diferenciada sobre o açúcar. A atividade encerra às 16h.

Confira Também