Grupo de Desenvolvimento

Home » Serviços » Grupo de Desenvolvimento

Grupo da Dor

Desde 2015, um grupo de profissionais do Hospital Vida & Saúde se reúne para falar sobre a “dor”. A equipe multiprofissional reúne médicos, enfermeiros de todas as áreas, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutica, assistente social e psicóloga.

O grupo se encontra e estuda de forma mais aprofundada o tema. Essa equipe também passou a realizar ações para quantificar a dor dos pacientes. Dessa forma vão facilitar a avaliação da dor dos pacientes e definir a conduta correta para cada tipo de dor, também, diminuir os traumas da internação e humanizar mais o atendimento dos pacientes.

Uma das atividades já realizadas pela equipe foram treinamentos para as lideranças da Instituição conforme o protocolo. Também serão criados protocolos que facilitem a prescrição para pacientes crônicos, cirúrgicos, entre outros. Este é mais um importante passo que o hospital está dando em prol da Acreditação Hospitalar. O Vida & Saúde é o único hospital do interior do estado com o serviço de atenção a dor implementado.

 

Grupo de Lesões de pele

Visando um atendimento qualificado e de alta resolutividade aos usuários atendidos no Hospital Vida & Saúde, se construiu o Protocolo de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele. Este, reúne um conjunto de orientações técnico-científicas com o objetivo de tornar claro e padronizado todos os procedimentos inerentes aos cuidados com a pele prestados nesta instituição. Bem como, define as atribuições de cada integrante da equipe multidisciplinar neste contexto.

O Protocolo tem como meta manter a equipe multiprofissional de saúde atualizada sobre procedimentos técnicos, científicos e humanizados quanto à padronização e uniformização das atividades. Constitui-se de uma fonte de referência objetiva, clara e acessível, favorecendo a execução adequada de condutas e tratamentos relacionados com o cuidado da pele.

Alguns aspectos que foram considerados na estruturação do Protocolo:

  1. Produzir um processo de pensamento crítico, voltado ao aspecto técnico, científico e comportamental, através de metodologia de ensino adequada;
  2. Seguir caráter de continuidade e não de eventualidade;
  3. Basear-se no diagnóstico das necessidades levantadas junto ao paciente;
  4. Dar sustentação às práticas diárias dos profissionais, com possibilidade de mensuração;
  5. Autonomia da Comissão para o desenvolvimento das atividades;
  6. Interação, comprometimento, participação e transformação dos profissionais envolvidos.

Sua utilização é de relevância para os profissionais de saúde, para o paciente e para a instituição, visto que os profissionais terão mais suporte teórico e técnico em suas práticas. O cliente será beneficiado por uma assistência de maior qualidade, e, para a instituição, pela redução de custos inerentes a prestação da assistência.

 

SAE

Desde outubro de 2014, o Hospital Vida & Saúde tem implantado a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE. O objetivo é nortear o planejamento do cuidado afim de prestar uma assistência individualizada, qualificada e humanizada.

Através de um sistema informatizado o processo está sendo desenvolvido nos setores das Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica, Adulto e Pediátrica, UTI’s e Sala de Recuperação. Nesta perspectiva a implementação do SAE tem contribuído para a organização e o desenvolvimento do conhecimento dos enfermeiros, favorecendo o raciocínio clínico e a tomada de decisão. Dessa forma é possível ter um histórico de exames, diagnóstico e prescrição de enfermagem. O trabalho desenvolvido em Santa Rosa já é referência para o estado. Recentemente o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul –Coren, Daniel Menezes de Souza, esteve no Vida & Saúde onde conheceu a sistematização e comentou que o trabalho da equipe é elogiável e que pode servir de modelo para outros hospitais. 

 

 

Confira Também

Horário de visitas

* Permanece negado a entrada com chimarrão e o

acesso de crianças menores de 12 anos.